Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

EUA identificaram algumas das sementes misteriosas enviadas da China
Mundo - 16/09/2020 - 19h20min

As 14 variedades identificadas incluem algumas comuns, como hibisco, ipomeia e lavanda. Ainda assim, os especialistas alertaram os destinatários para não plantá-los.

Conforme publicação do início de agosto no The New York Times, uma agência federal dos EUA disse que identificou 14 tipos de plantas em pacotes não solicitados de sementes que pareciam ter sido enviadas da China, revelando uma "mistura de espécies ornamentais, frutas e vegetais, ervas e ervas daninhas".

Autoridades disseram que pacotes não solicitados também apareceram na Austrália, Canadá e União Europeia. A recomendação é que os destinatários mantenham os pacotes e etiquetas de endereçamento e não plantem as sementes. Foto: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Entre as espécies de plantas, os botânicos haviam identificado até aquele momento: repolho, hibisco, lavanda, menta, ipomeia, mostarda, rosa, alecrim e sálvia, de acordo com o Serviço de Inspeção de Sanidade Vegetal e Animal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

“Este é apenas um subconjunto das amostras que coletamos até agora”, disse Osama El-Lissy, vice-administrador para proteção de plantas e quarentena do serviço, na última semana de julho.

No mês anterior, vários estados relataram que os moradores estavam recebendo pacotes de sementes que não encomendaram. Desde então, todos os 50 estados emitiram alertas sobre os pacotes não solicitados e o serviço de inspeção informou que foram enviados pacotes de pelo menos 22 estados.

Doyle Crenshaw de Booneville, Arkansas, disse que plantou algumas das sementes não solicitadas que recebeu. “Eu disse à minha esposa:‘ Elas não se parecem com nenhuma semente de flor que eu já vi ’”, disse ele ao Times.

Crenshaw contou que encomendou sementes de Zinia Azul da Amazon, mas quando recebeu o pacote, continha além das sementes de Zinia Azul, pacotes de outras sementes que ele não encomendou. O rótulo da embalagem dizia “brincos cravejados” e “China”, disse ele.
“É uma planta muito bonita”, disse, descrevendo o que cresceu com as sementes não solicitadas. “Parece uma planta de abóbora gigante.”

Crenshaw disse que ligou para o Departamento de Agricultura de Arkansas e que autoridades deveriam ir para desenterrar a planta que cresceu a partir de sementes não solicitadas. Ele também pretendia que eles coletasse outro pacote não solicitado que recebeu - mas não abriu - e que foi etiquetado dizendo que continha miçangas.

A agência federal de inspeção dos EUA disse que as evidências indicam que os pacotes são parte de um "brushing scam", no qual os vendedores enviam itens não solicitados na esperança de aumentar as vendas. Sementes misteriosas da China não são os únicos pacotes estranhos não solicitados que chegam à porta. As entregas "gratuitas" da Amazon estão chegando, destinadas aos residentes que não as encomendaram - tudo parte de um esquema em andamento. As entregas, que não são presentes, são o que as autoridades chamam de "esquema fraudulento", em que as pessoas recebem itens não solicitados de um vendedor que, em seguida, publica avaliações falsas de clientes para impulsionar as vendas.

Embora isso não seja um novo golpe, o Better Business Bureau (BBB) está alertando os consumidores "sobre uma desvantagem assustadora" de receber caixas de mercadorias gratuitas da Amazon ou de outras empresas. "Não foi você quem tirou a sorte grande. Uma empresa fraudulenta é a verdadeira vencedora", disse o BBB em seu comunicado à imprensa na segunda-feira.
O BBB deu alguns exemplos do que algumas pessoas encontraram em embalagens geralmente leves: lanternas, alto-falantes bluetooth e aspiradores de pó de computador. A editora do USA TODAY Consumer, Michelle Maltais, recebeu três pacotes não encomendados da Amazon: um bug zapper, um kit de conserto de iPhone e uma bolsa vazia de veludo para joias.

"O fato de alguém poder receber os itens como se você os tivesse comprado indica que eles provavelmente têm algumas de suas informações pessoais, como nome, endereço e, possivelmente, seu número de telefone", disse o BBB. "Uma vez que a informação esteja disponível na Internet, ela pode ser usada para várias empresas desonestas."

Embora o risco de algum resultado nefasto seja baixo, como a introdução de uma espécie exótica nos Estados Unidos ou alguma forma de guerra biológica, os destinatários das correspondências não devem plantar as sementes, disse Art Gover, pesquisador de ciência das plantas da Penn State University. Essas sementes podem ser um problemáticas porque podem introduzir ervas daninhas e doenças, disse ele.

Lisa Delissio, professora de biologia da Salem State University em Massachusetts, disse que se qualquer uma das sementes não identificadas fosse uma espécie invasora, ela poderia deslocar as plantas nativas e competir por recursos e causar danos ao meio ambiente, agricultura ou saúde humana.

Bernd Blossey, professor do departamento de recursos naturais da Universidade Cornell em Ithaca, N.Y., disse que recebeu alguns telefonemas de destinatários preocupados dos pacotes de sementes. “Obviamente, plantar alecrim ou tomilho em seu jardim não é algo que colocará em risco nosso meio ambiente”, disse ele. “Mas pode haver outras coisas lá que ainda não foram identificadas. Sempre que você ganha algo desconhecido, minha sugestão é queimá-los, nem mesmo se deve jogá-las no lixo.”
“Quem sabe quem está por trás ou o que está por trás disso? Acho que pode haver mais nesta história.” disse o professor Blossey.

Rádio Criciúma, com informações do The New York Times e do USA Today. 





Últimas notícias
18/09 - Meteorologia
Previsão do tempo para os próximos dias em Criciúma e SC
17/09 - Política
Saiba quais são os próximos passos do pedido de impeachment do governador e vice de SC
17/09 - Política
ALESC aprova impeachment do governador Carlos Moisés e da vice-governadora
17/09 - Saúde
Covid-19: em uma semana, casos caem 30% e mortes, 13%
16/09 - Polícia
Condenado por estupro e lesão corporal é preso em Criciúma
» Mais Notícias

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2020. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.