Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Chefe da Defesa Civil do Estado ministra aula inaugural do curso de agente voluntário, em Criciúma
Geral - 24/09/2019 - 17h29min

Criciúma - A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) recebeu hoje à noite (24), no auditório, a aula inaugural do Curso Básico de Agente da Defesa Civil Voluntário, ministrado pelo Chefe da Defesa Civil do Estado João Batista Cordeiro Junior. No mesmo ano o prefeito Clésio Salvaro, assinou o decreto para início da operação primavera, realizada pela Defesa Civil de Criciúma.

O curso que conta com 45 pessoas, moradores da AMREC, para atuar na função de agentes voluntários e capacitá-los com a finalidade de atender emergências, evitando ou minimizando consequências desastrosas. O prefeito Clésio Salvaro agradeceu a equipe da Defesa Civil Estadual pela prontidão, quando é acionada, e colocou toda a estrutura da AMREC e dos municípios a disposição. A iniciativa da Administração Municipal, via Defesa Civil de Criciúma, com apoio da Secretaria de Estado da Defesa Civil e AMREC.

Durante a palestra o Chefe da Defesa Civil, João Batista, fez um relato do histórico e apresentou a estrutura disponível, lembrando ao presentes que o Estados de Santa Catarina apoio os municípios, mas que executa é estrutura municipal. Ele afirmou que o Santa Catarina vem focando na educação e capacitação, dizendo que será montando uma biblioteca em Florianópolis com acesso online, e ainda um espaço acadêmico. Ela garantiu que a defesa civil estadual vem cada vez mais se aproximando da academia, já que a estrutura de Santa Catarina, gera muito dados científicos, auxiliando os estudos dos fenômenos climáticos, trabalhando desta forma a prevenção.

Os membros do colegiado de defesa civil da AMREC, ainda fizeram a entrega de um certificado de agradecimento ao Estado de Santa Catarina e a AMREC.

Operação Primavera
Antes da palestra do Chefe da Defesa Civil Estadual, o presidente da AMREC, e prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, assinou o decreto n° 1256/19, que estabelece a abertura da operação primavera. A Operação Primavera é realizada pela Compdec de Criciúma e tem o intuito de evitar desastres relacionados às chuvas e vendavais. Serão desenvolvidas atividades como ação de drenagem e limpeza de bocas de lobo, plantio de árvores nos leitos de rios e palestras em escolas da rede municipal de ensino.

Já as podas e cortes de árvores com iminência de risco serão realizadas em conjunto com a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) e 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). O desassoreamento e limpeza de rios e córregos ocorrerão nos bairros Quarta Linha, Rio Maina, Sangão, Montevidéu, Vila Francesa, Vila Selinger e Primeira Linha.

Segundo o coordenador da Compdec de Criciúma, Dioni Borba, o grande desafio da operação é buscar a resiliência do município, que deve estar pronto para uma resposta rápida e promover ações de mitigação de riscos. “Conhecemos a força da natureza e devemos estar preparados para as mais diferentes adversidades. Sabemos que Criciúma fica localizada no maior corredor meteorológico de Santa Catarina. Nosso trabalho busca gerenciar, cada vez mais, os riscos que os criciumenses estão expostos e em breve teremos o reforço dos novos agentes voluntários”, enfatiza.

Curso de Agente da Defesa Civil Voluntário
O objetivo do curso é selecionar membros da comunidade para atuar na função de agentes voluntários e capacitá-los com a finalidade de atender emergências, evitando ou minimizando consequências desastrosas. Foram 40 vagas preenchidas por candidatos residentes nos municípios da AMREC. Com 45 horas/aula, a capacitação contará com disciplinas de noções básicas de Defesa Civil, entre outras atividades. O curso será realizado até 26 de outubro, nas terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, às 8h, no auditório da AMREC, localizado na Avenida Santos Dumont, no bairro Milanese.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Associação dos Municípios da Região Carbonífera - AMREC, Antonio Rozeng 





Últimas notícias
18/10 - Futebol
Criciúma perde para o CRB
18/10 - Futebol
Nesta terça-feira tem Criciúma x CRB. Acompanhe aqui na Rádio Criciúma
17/10 - Justiça
Negada união estável de casal que não juntou escovas de dente em SC
17/10 - Justiça
STF encerra 1º dia de julgamento sobre prisão em segunda instância
17/10 - Economia
Setembro tem a maior criação de emprego formal para o mês desde 2013
» Mais Notícias

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2019. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.