Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Justiça nega indenização à moradoras do sul do Estado por alegados danos aos dentes
Justiça - 28/08/2019 - 11h02min

A 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve decisão que negou indenização por danos materiais e morais em favor de duas moradoras do sul do Estado que sustentavam ter contraído fluorose dentária pelo consumo de água fornecida pelos serviços de abastecimento de Urussanga e Cocal do Sul. Segundo as mulheres, o produto disponibilizado continha alto teor de fluoreto, característica própria do solo naquela região, principal fator indutor da doença que lhes acometeu.

A época dos fatos, meados das décadas de 70 e 80, aliás, houve o registro de uma endemia de fluorose no sul catarinense, episódio que inclusive atraiu a atenção dos órgãos de comunicação e também de estudiosos na matéria para identificar a origem do mal. A fluorose dentária se caracteriza por manchas, em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes por excesso de flúor, geralmente de forma simétrica. Acomete principalmente crianças de zero a 12 anos, em regiões onde a água é fluoretada ou possui nível de fluoreto natural maior que 4mg/L.

O desembargador Luiz Fernando Boller, relator da apelação, manteve a improcedência do pleito por entender inexistente prova capaz de estabelecer o nexo causal entre a enfermidade e o consumo de água fornecida pelas concessionárias locais. Em excerto da sentença prolatada pela juíza Bruna Canella Becker Búrigo, e destacado por Boller em seu acórdão, surge a informação de que entre os anos 70 e 80 do século passado, nas cidades de Urussanga e Cocal do Sul, 52,9% dos habitantes se abasteciam de água proveniente de poços artesianos, com igual registro de fluoreto em excesso e sem qualquer forma de tratamento.

As apelantes, acrescentou o relator, não conseguiram comprovar de que produto eram servidas em tempos de juventude. Nestes termos, a câmara negou o pleito das moradoras e manteve a sentença da comarca de Urussanga de forma unânime

TJSC. Edição: Rádio Criciúma. Foto: reprodução do site fgv.ind.br





Últimas notícias
20/09 - Economia
MP da liberdade econômica é sancionada; veja os principais pontos
20/09 - Polícia
Polícia Civil prende grupo que, armado, praticou diversos roubos na região Sul
20/09 - Meteorologia
Previsão do tempo para Criciúma e SC
19/09 - Educação
Mais de seis mil alunos passam pelo Unesc Profissões
19/09 - Meio_ambiente
ONG Alemã realiza mutirão de plantio em Forquilhinha
» Mais Notícias

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2019. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.