Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Colunistas
 
Colunistas > Carla Giassi > Blog sobre as “artes” dos filhos - Estresse infantil - Parto em casa - Seletiva para o Ídolos Mega Model - Novas vacinas - História de Criança

UNIVERSO INFANTIL

10/06/2010
Blog sobre as “artes” dos filhos - Estresse infantil - Parto em casa - Seletiva para o Ídolos Mega Model - Novas vacinas - História de Criança

Blog para quem não aguenta mais as “artes” dos filhos
Pra quem está com tempo, vale visitar este blog www.shitmykidsruined.com
Traduzindo literalmente: “Mer...! Meus filhos arruinaram”. São fotos de objetos, coisas ou pessoas arruinadas pela curiosidade infantil. É engraçado e trágico ao mesmo tempo. O bom é ver que não é apenas o seu anjinho que faz “mercadoria” (como diria o Faustão). Algumas fotos são hilárias. O subtítulo do blog é ótimo: “o mais poderoso controle de natalidade visual no mercado atual”. Pra quem está pensando em ter filhos, talvez seja mesmo um balde de água fria.
O blog foi criado por uma mãe nova-iorquina que começou publicando a foto da tinta preta que o filho derrubou na sala de jantar. A idéia dela era transformar a frustração em uma oportunidade para rir e lamentar com alguns amigos. O negócio cresceu e o blog recebe fotos de diversas outras mães com os mesmos ideais. O blog mostra o estrago que os filhos fazem na vida social, na mobília da casa, no corpo dos pais, nos seus próprios brinquedos e muitas outras situações. Vale a pena visitar.

Estresse infantil
A criança grita, chora, faz manha... Olhando de fora parece falta de educação, mas a criança pode estar estressada. Se você acha que apenas adultos sobrem deste mal, enganou-se. As causas são as mesmas que assolam os adultos: excesso de atividades, falta de tempo, pressão!
É por isso que o neurologista Luiz Celso Vilanova, chefe do Departamento de Neurologia Infantil da Universidade Federal de São Paulo, chama atenção para que os pais fiquem alerta. “Perda de apetite, de sono, vômitos e até hiperatividade podem ser sinais de estresse infantil”, diz. Segundo ele, é essencial analisar essas manifestações e identificar a raiz do problema. Irritabilidade, instabilidade e choro fácil também são sintomas recorrentes.
O excesso de atividades pode ser uma das causas. Segundo a psicóloga Renata Machado Coelho, professora do curso de Pedagogia do Mackenzie, de São Paulo, é comum ver crianças com excesso de atividades extra-escolares, além da própria escola que, por vezes, exagera nas tarefas. “Excesso de cobrança, situações de perda e luto também podem provocar estresse emocional”.
Por isso, tanto Luiz quanto Renata recomendam bom senso. Tudo bem matricular os filhos em diversas atividades, mas é preciso sentir o limite da criança. “A cobrança em excesso, muitas vezes por parte dos pais, faz com que a criança coma mais rápido, tome banho mais rápido, faça tudo correndo”, diz o neurologista. “Respeite o ritmo de seu filho. Faça com que ele tenha atividades leves ao ar livre como pequenas caminhadas, passear com o cachorro. Procure estar mais perto, mantenha contato físico, não poupe abraços. Pense na infância como um ambiente de calma e cooperação”, completa a psicóloga.
Reduzir o ritmo de atividades pode ajudar. Mas, o essencial é ouvir o que a criança tem a dizer. Às vezes a solução pode ser uma receita médica e o contato com um pediatra. Em outras situações, terapia pode ajudar. “Mas muitas vezes, temos mesmo é que tratar os pais”, finaliza Luiz Celso.
Por Sabrina Passos (MBPress).

Parto em casa
Depois que a modelo Gisele Bundchen teve seu filho em casa, muitas mulheres resolveram tomar coragem. Coragem sim, porque o Brasil é um dos Países com maior taxa de cesarianas. A maioria das mulheres acredita ser a técnica mais segura e eficaz, e principalmente, sem dor. Vale lembrar que a cesárea apresenta riscos também. Quando é feita sem necessidade, aumenta de 5 a 7 vezes o risco de morte materna. Quem optar pelo parto normal, chamado de natural ou fisiológico, ganha em vantagens que uma cirurgia médica não apresenta. E claro, pode ser feito em casa, desde que a mulher esteja segura de sua decisão, e claro, com a saúde em dia. No parto em casa, não há limites de tempo. Mesmo longe de um hospital, a gestante pode contar com uma equipe, antecipadamente preparada, e só a chamar quando estiver perto de dar a luz. Quanto a dor, existem recursos para alívio da dor, como os farmacológicos, e água, banheira, massagem e acupuntura. Sem contar que com o procedimento natural, há um total envolvimento e participação da mulher e do casal no processo da chegada do bebê, com repercussões imediatas e muito positivas no vínculo afetivo. Se quiser optar por este tipo de parto, converse com seu médico a respeito.

Seletiva para o Ídolos Mega Model neste sábado
Agência Mega Models promove neste sábado (12 de junho) no Shopping Della em Criciúma uma seletiva para o concurso de beleza Ídolos Mega Model Feminino. O local será a sala onde funcionava a administração, no segundo piso, ao lado do Cine Della, a partir das 14 horas. Podem participar da seletiva crianças, adolescentes e adultos, com idades de 5 a 23 anos. As fichas de inscrição estão sendo distribuídas esta semana em vários pontos da cidade, mas também estarão à disposição das candidatas no evento e podem ser preenchidas na hora.

Novas vacinas no calendário
Duas novas vacinas foram incluídas pelo Ministério da Saúde no calendário básico de vacinação disponível na rede pública: a pneumocócica 10-valente e a anti-meningococo C.
A vacina pneumocócica 10-valente está valendo desde março em todo o território nacional e protege contra a bactéria pneumococo, causadora de meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue), entre outras doenças. A vacina anti-menigococo será aplicada a partir de agosto e imuniza contra a doença meningocócica. Inicialmente as vacinas serão aplicadas em crianças menores de dois anos de idade. A partir de 2011, elas farão parte do calendário básico de vacinação da criança específico para os menores de um ano. Portanto, não deixem de perguntar a respeito nas unidades de saúde.

História de Criança
A história vem novamente lá de Brasília, do João André, 4 anos, filho da Daniela e do André, irmão dos gêmeos Arthur e Lucas de 7 meses.
Eles estavam comendo melancia, e Arthur e Lucas olhavam tanto que Daniela resolveu dar uns pedacinhos pra eles também. Lá pelas tantas, Lucas engasgou e ele fez ânsia de vômito, com aquele ruído típico. João André olhou pra ele e lascou: “Mãe, meu bebê disse “o”... muito bem bebê, é isso aí”. Daniela continuou oferecendo a melancia, e desta vez foi Arthur que engasgou e deu umas tossidas. João André mais do que depressa, levanta os braços e fala: “São Brazzzzzzzzzzzzzzzz”...
  

Contato com a colunista: carlagiassi@yahoo.com.br
(O site Rádio Criciúma.com.br não se responsabiliza pela publicação de textos e/ou imagens assinados em "Colunistas" ou outras páginas do site, sendo seus titulares ou autores os únicos responsáveis)

 
   

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2018. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.