Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Colunistas
 
Colunistas > Néia Pavei - Itália > O câncer e seus mistérios * Direito de morrer

Direto da Itália

18/04/2010
O câncer e seus mistérios * Direito de morrer

Jornalista Néia Pavei
Da Belluno, Itália

O câncer e seus mistérios
Uma coisa é certa: a cura do câncer não será descoberta nos próximos três anos, como prometeu o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi durante um comício na última campanha eleitoral. Longe disso.
Foto: ReproducaoO médico e cientista Umberto Veronesi, 85 anos, presidente da Fundação Umberto Veronesi, em Milão, e uma das maiores autoridades do mundo no assunto, diz que as pesquisas fizeram bons e seguros passos, mas estamos longe da cura. Homem de poucas palavras e sem a ginga dos políticos, Veronesi foi por um ano ministro da Saúde e não esconde que prefere os laboratórios e corredores de hospitais. É admirado em todo o país justamente por isso. Tranquilo, confiável, vegetariano, casado, seis filhos, sabe mais do câncer que qualquer outro cientista italiano.
A seguir alguns trechos de sua entrevista feita pela Rai Radio 1.

Causa
O ambiente onde se vive é o principal fator de desenvolvimento da doença. As pesquisas não revelam o fator genético. Para o médico italiano, a genética pode oferecer ou não um organismo com maior capacidade de proteger-se da doença através da renovação das células doentes.

Pesquisas
Sabe-se que hoje existem mais de 100 tipos de cânceres. Todos com tratamentos e características diferentes entre si, o que dificultam as pesquisas e as curas. O uso das células estaminais neste momento é uma linha de estudo que pode ajudar no futuro.

Alimentação
“Somos o que comemos”, diz o médico. Vegetariano, Dr. Veronesi diz que adora os animais e seria sem sentido comer alguns deles, como o suíno ou o bovino e garante: a carne pode fazer mal e contribuir sim para um tipo de câncer, o de intestino. Carne queimada, diz ele, tem substâncias cancerígenas. As últimas pesquisas, lembra o médico, mostram que uma dieta à base de frutas e verduras não influencia no combate à maioria dos tumores, mas ajuda a formar uma “barreira protetora” das células. Numa pessoa que come muita fruta e verdura a incidência dos cânceres de próstata, seio e intestino é menor.

Fumo
Os cigarros são os maiores aliados do câncer. O médico não poupa critica aos fumantes e assegura quem eles tem 10 vezes mais chances de desenvolver qualquer tipo de câncer. Ou seja, as toxinas do cigarro são um empurrãozinho e tanto no desenvolvimento da doença.

Foto: ReproduçãoDiagnósticos
O diagnóstico precoce ajuda na cura do câncer. Em 80% dos casos, diz Dr. Veronesi, se o câncer é descoberto na sua fase inicial, tem cura. As mamografias, por exemplo, ajudam na prevenção. Hoje 90% dos tumores no seio são descobertos no inicio, e, portanto, curáveis. Por isso, o cientista defende uma mamografia por ano (depois dos 40 anos de idade) e não a cada dois anos como acontece hoje na Itália.

OGM
Os Organismos Geneticamente Modificados (OGM), segundo Dr. Veronesi, podem ajudar a reduzir o número de cânceres no mundo porque, mais resistentes às doenças, estes produtos receberão uma menor dose de agrotóxicos. “Estes sim, inimigos das células”.

Chá verde
Faz bem à saúde (principalmente o japonês), mas não existem pesquisas que comprovem sua eficácia no combate ao câncer.

Psicologia
O psíquico é fundamental no combate à doença, mas não é causa. Trocando em miúdos, depressão, estresse ou infelicidade, dizem as pesquisas, não provocam tumores.

Foto: ReproduçãoPaciente
Para Dr. Veronesi, o paciente tem direito “sempre” à verdade, mas que deve ser dada com cautela para que o doente não caia em depressão.

Direito de morrer
O médico Umberto Veronesi é um dos defensores na Itália do chamado Testamento Biológico, ou seja, o paciente escreve ou fala de certas curas que se nega a receber, caso chegasse ao estado de coma, e que, consequentemente, o levaria à morte. Para o cientista, o paciente deve determinar até que ponto quer o tratamento no caso avançado e incurável da doença.


Fotos, críticas ou sugestões enviar para npavei@vodafone.it ou francobonafe@alice.it

 
   

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2018. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.