Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Canais
Como escutar
Programação
Galeria de fotos
Guestbook
Notícias
Colunistas
André Abreu - EUA
Carla Giassi
Cris Freitas
Cristiano Forte
Dante Bragatto Neto
Dentro da Área
Dr Fernando Moreira
Dr. Vilson Schambeck
Maíra Rabassa
Mariana Trichêz Dalanholli
Néia Pavei - Itália
Nena Benedet Tautz
Rádio Criciúma Debate - em vídeo
Vinícius Valcanaia
Serviços
Vídeos
Chat
Classificados
Fale Conosco
Portal
Cadastre-se
Anuncie aqui
Contato
Twitter RádioCriciúma.com.br


Publique as notícias da Rádio Criciúma em seu site. É grátis!
Copie o código abaixo e cole no seu site:
Cidades da região
Nova Veneza

Breve história

A famosa "Lei Glicério" facultou às empresas carentes de braços promover por seus agentes a campanha de aliciamento de operários da Europa para o Brasil. Os trabalhadores foram atraídos por diversos agentes da Sociedade Ângelo Fiorita & Companhia, depois Companhia Metropolitana, com sede no Rio de Janeiro, cujo diretor Miguel Nápoli mantinha agentes na Itália, na promoção e organização de correntes migratórias. Por conta disso, a empresa conseguiu um bom número de famílias procedentes de Treviso, Belluno e Pádua, províncias de Vêneto.
Nova Veneza começou a existir em janeiro de 1891, com os trabalhos de medição dos lotes, abertura de estradas e construção de galpões e casas. Ainda não havia chegado os imigrantes, mas a Colônia já era desenhada, com condições de recebê-los a partir de junho de 1891.
Em outubro os jornais começam a divulgar o embarque de grande número de imigrantes para Nova Veneza, ocasião em que entrou o maior número deles de uma só vez. Por isso, talvez, tem-se essa como a data de sua fundação. Oficialmente comemora-se em 28 de outubro de 1891 como a data de chegada dos primeiros imigrantes e a fundação da colônia.
A sede da nova colônia sobre o Rio Mãe Luzia, entre a Serra e Criciúma, chamou-se NUOVA VENEZIA, após traduzido para Nova Veneza, porque os imigrantes, em sua grande maioria, eram provenientes das províncias circunvizinhas de Veneza. Embora a nova terra fosse, de fato, boa e rica, confirmando a propaganda feita na Europa, foi a decepção dos imigrantes, que se viram sem planejamento, ajuda ou intervenção, nem leis e autoridades para resolverem qualquer problema. Faltava até alimento.
As tropas revolucionárias de 1893 saquearam a colônia, levando gado, mantimentos, armas e ferramentas, até matavam os que lhes resistiam. Muitos conseguiram salvar seus bens, escondendo-os nas matas ou lugares distantes da sede.
Em 1913, Nova Veneza foi elevada à Vila, pertencente à Campinas, hoje Araranguá. Em 1926 passou a fazer parte do novo município de Criciúma. Tornou-se Distrito em 21 de junho de 1958. Através da Lei nº 348 foi transformada em município, desmembrando-se do município de origem. Sua instalação solene aconteceu em 03 de agosto do mesmo ano. O primeiro prefeito eleito foi Alfredo Bortoluzzi.
A produção agrícola, com destaque para o cultivo do arroz, milho e batata, é a principal fonte de renda da cidade. Em segundo lugar vem o comércio - são cerca de 170 empresas. A vida em Nova Veneza é simples e pacata. A extensa área do município tem poucas estradas e muitas chácaras de lazer, principalmente no distrito de Caravaggio. A Festa de Nossa Senhora do Caravaggio é um dos mais importantes eventos do calendário local e a Casa de Pedra, construída no início do Século XX, é a principal atração turística.

Gestão 2005-2008
Prefeito: Rogério josé Frigo (PSDB)
Vice-prefeito: Marcos Spillere(PSDB)

Características:
Data de fundação: 21 de junho de 1958.
Data festiva: abril (Festa de São Marcos), último domingo de maio (Festa da Nossa Senhora do Caravaggio) e 21 de junho (Festa da Colonização e da Emancipação).
Principais atividades econômicas: agricultura e agroindústria.
População: 11.511 habitantes.
Colonização: italiana.
Localização: sul, na microrregião de Criciúma, a 215km de Florianópolis.
Área: 287 km2.
Clima: mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 19,1°C.
Altitude: 70m acima do nível do mar.
Cidades próximas: Siderópolis, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Urussanga e Cocal do Sul.



home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2018. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.