Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Canais
Como escutar
Programação
Galeria de fotos
Guestbook
Notícias
Colunistas
André Abreu - EUA
Carla Giassi
Cris Freitas
Cristiano Forte
Dante Bragatto Neto
Dentro da Área
Dr Fernando Moreira
Dr. Vilson Schambeck
Maíra Rabassa
Mariana Trichêz Dalanholli
Néia Pavei - Itália
Nena Benedet Tautz
Rádio Criciúma Debate - em vídeo
Vinícius Valcanaia
Serviços
Vídeos
Chat
Classificados
Fale Conosco
Portal
Cadastre-se
Anuncie aqui
Contato
Twitter RádioCriciúma.com.br


Publique as notícias da Rádio Criciúma em seu site. É grátis!
Copie o código abaixo e cole no seu site:
Cidades da região
Lauro Müller

Breve história

Os primeiros indícios da existência de jazidas de carvão na região Sul de Santa Catarina e, particularmente, em território do município de Lauro Müller foram revelados por tropeiros em época anterior a 1828. Procedentes do planalto serrano, eles transitavam pelo vale do rio Tubarão, para chegarem ao porto de Laguna. Os tropeiros notaram, ao acampar na localidade de Barro Branco, na região da cabeceira desse rio, que as pedras para servirem de trempe ao rústico fogão campeiro ardiam igual a lenha.
Entre 1827 e 1860, através dessas informações, diversos naturalistas, profissionais de mineração e geólogos, nacionais e estrangeiros, alguns por incumbência do Governo Imperial, citaram as vertentes jazidas carboníferas com o propósito de estudá-las e verificar as possibilidades de utilização econômica do carvão de pedra ou hulha nela existente.
A exploração e a exportação do carvão exigiram a existência de meio de transporte adequado das jazidas no interior até um porto marítimo de embarque. O Visconde de Barbacena simultaneamente solicitou autorização governamental e a garantia de dinheiro para a construção da via férrea entre as minas do rio Tubarão e a enseada de Imbituba. Experiência para isso não faltava porque já havia promovido com sucesso a construção da Estrada de Ferro D. Pedro II, hoje Central do Brasil, em 1858, bem como de outras ferrovias.
Em 25 de setembro de 1905, a então estação Minas passou à denominação de Lauro Müller, dada pelo engenheiro Álvaro Rodovalho Marcondes dos Reis, em homenagem ao então Ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas, o catarinense engenheiro Lauro Severiano Müller. Em 1922, com a emancipação política de Orleans, Lauro Müller tornou-se vila, passando a município em 20 de janeiro de 1957.
Colonizada por italianos, Lauro Müller é também conhecida, no cenário cultural brasileiro como "Berço Histórico do Carvão Nacional".
No turismo há a Serra do Rio do Rastro, um dos mais belos cartões-postais do país. A subida da Serra, numa estrada encravada em rocha natural, em meio à vegetação exuberante e cachoeiras, é passagem obrigatória. Outra opção importante é a Gruta do Amaral, acessível através da antiga estrada que leva ao município de Orleans.
Única no Brasil a Pousada Fazenda Castelo é um monumento tombado pelo Patrimônio Histórico, réplica de um castelo suíço, construído entre 1917 e 1919 por Henrique Laje. As instalações do castelo de Laje incluem a residência principal, com mirante em forma de torre circular, um grande terraço, um coreto e jardins em platôs. O castelo oferece diferentes opções esportivas e de lazer.
Lauro Müller também tem à disposição do turista a primeira mina de carvão do Brasil, aberta pelos ingleses em 1842, e o Museu Geológico da Serra do Rio do Rastro, com amostras de rochas da Estrada do Rio do Rastro.

Gestão 2005-2008
Prefeito: Nestor Spricigo (PMDB)
Vice-prefeito: Luiz Tadeu Librelato (PFL)

Características:
Data de fundação: 06 de dezembro de 1956.
Data festiva: 04 de dezembro (Dia de Santa Bárbara).
Principais atividades econômicas: Extração de carvão mineral.
População: 13.567 habitantes.
Colonização: Italiana.
Localização: Sul do Estado, a 188 km de Florianópolis.
Área: 266,7 Km2.
Clima: Temperado quente, com temperatura máxima de 37ºC e mínima de -2ºC.
Altitude: 220 metros.
Cidades próximas: Orleans, Bom Jardim da Serra, Tubarão, Urussanga, Criciúma.

Links:
www.lauromuller.sc.gov.br



home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2018. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.