Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Canais
Como escutar
Programação
Galeria de fotos
Guestbook
Notícias
Colunistas
André Abreu - EUA
Carla Giassi
Cris Freitas
Cristiano Forte
Dante Bragatto Neto
Dentro da Área
Dr Fernando Moreira
Dr. Vilson Schambeck
Maíra Rabassa
Mariana Trichêz Dalanholli
Néia Pavei - Itália
Nena Benedet Tautz
Rádio Criciúma Debate - em vídeo
Vinícius Valcanaia
Serviços
Vídeos
Chat
Classificados
Fale Conosco
Portal
Cadastre-se
Anuncie aqui
Contato
Twitter RádioCriciúma.com.br


Publique as notícias da Rádio Criciúma em seu site. É grátis!
Copie o código abaixo e cole no seu site:
Cidades da região
Içara

Breve história

A origem do nome Içara vem de Içaroba, espécie de palmeira muito comum no início da colonização. A localidade de Urussanga Velha foi a base do município, que teve sua ocupação no final do século XVIII com a exploração das culturas da mandioca e cana de açúcar.
Por volta de 1920 caiu na Lagoa dos Esteves um hidroplano com dois tripulantes: Aliatar Martins e John Pinter (inglês). Devido a este fato “Aliatar Martins” foi o nome dado à região por ter sido alvo da imprensa escrita da época, inclusive na Inglaterra por terem suposto que os dois corpos haviam desaparecido na lagoa. Aliatar Martins e John Pinter foram os primeiros corpos a serem enterrados no Cemitério de Urussanga Velha.

Esta denominação não levou muito tempo para ser alterada. Devido ao desenvolvimento crescente, com a construção da Ferrovia Dona Teresa Cristina, em 1924 os ferroviários que cruzavam o território começaram a notar uma grande quantidade de um tipo de palmeira chamada lçaroba ou Giçara, no km 47 da ferrovia, trecho percorrido pela Maria Fumaça que ligava Criciúma e Tubarão. Neste período, Içara recebia desses trabalhadores a denominação de KM 47.
A colonização da cidade teve início com a vinda de açorianos na orla marítima. Com o passar dos tempos, a região começou a atrair mais pessoas em virtude da qualidade do solo bastante fértil para a agricultura. Após os açorianos, chegaram os italianos, depois os poloneses e alemães provenientes de Criciúma e Urussanga. A etnia negra também faz parte da colonização de Içara que, provavelmente, chegou entre os açorianos e italianos.

Com a construção da Ferrovia Dona Teresa Cristina e a chegada dos Imigrantes, a cidade de Içara é elevada a Distrito de Criciúma. Em 20 de dezembro de 1961 é criado o município de Içara com sua instalação efetivada no dia 30 do mesmo mês.
Hoje o município é conhecido por suas praias, lagoas e plataforma de pesca. Também é reconhecida como a “cidade mais doce do Brasil”, como a maior produtora de mel.
Parte do território de Içara está no litoral, responsável pela multiplicação da população da cidade durante o verão. São 20km de praias, entre as quais destaca-se a Praia do Rincão com duas plataformas de pesca e um museu arqueológico. Privilegiada pela natureza, Içara tem sete lagoas, sendo uma de água salgada e as outras seis de água doce. Destaque para a Lagoa dos Esteves, a maior lagoa do sul do Estado, que sedia o Campestre Iate Clube desde 1968 e tem completa infra-estrutura turística.
Içara também chama a atenção por seus sítios arqueológicos, com sambaquis dos índios Xoklengs. .

Gestão 2005-2008
Prefeito: Heitor Valvassori (PP)
Vice-prefeito: Naelti Vianna (PP)
Sub-prefeito Balneário Rincão: Jorge Rodrigues (PP)

Características:

Data de fundação: 30 de dezembro de 1961.
Data festiva: 07 de agosto (Dia de São Donato).
Principais atividades econômicas: Apicultura (é a maior produtora de mel do Brasil) e fumo, cerâmica de revestimento. É o maior produtor de descartáveis plásticos da América Latina.
População: 48.000 habitantes.
Colonização: italiana.
Principais etnias: italiana e açoriana.
Localização: sul do Estado, a 182 km de Florianópolis.
Área: 315,6 km2.
Clima: temperado. A temperatura média varia entre 18ºC e 28ºC.
Altitude: 48 metros.
Cidades próximas: Criciúma, Tubarão, Sombrio, Araranguá, Jaguaruna, Morro da Fumaça.



home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2018. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.