Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Governo de Criciúma divulga decreto para conter coronavírus
Saúde - 18/03/2020 - 15h50min

Documento foi assinado nesta quarta-feira (18) pelo prefeito Clésio Salvaro e publicado no site da Administração Municipal.

Criciúma - O Governo de Criciúma divulgou nesta quarta-feira (18) o decreto municipal n° 390/20, que dispões sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional em virtude do novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19. O documento foi assinado pelo prefeito Clésio Salvaro e pode ser visualizado no site da Prefeitura de Criciúma (www.criciuma.sc.gov.br), na guia Diário Oficial.

Em conformidade com o decreto estadual n° 515/20, publicado nesta terça-feira (17), o documento suspende em Criciúma, pelo período de sete dias e a partir desta quinta-feira (19), a circulação de veículos do sistema integrado de transporte coletivo municipal, intermunicipal e interestadual. As atividades e os serviços privados não essenciais, a exemplo de cinemas, academias, shopping centers, restaurantes e comércio em geral também estão suspensas.

"O momento é de conscientização e exige o esforço de todos. Tomamos medidas severas para evitar a transmissão do novo coronavírus e manter a cidade segura", pontua Salvaro. "Estão mantidos os serviços essenciais, como o tratamento e abastecimento de água, distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis, hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, coleta de lixo, supermercados, segurança privada e telecomunicações", complementa.

As aulas na rede municipal de ensino de Criciúma e nas redes privada, estadual e federal, incluindo a educação infantil, ensino fundamental, nível médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensino técnico e superior estão suspensas pelo prazo de 30 dias. O decreto municipal n° 390/20 recomenda, ainda, que crianças menores de 14 anos não fiquem sob o cuidado de pessoas com mais de 60 anos.

Eventos de qualquer natureza
Para evitar a disseminação da pandemia de Covid-19 em Criciúma, o documento suspende, pelo período de 30 dias, eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluindo excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos. A realização das provas dos processos seletivos n° 004/2020 e n° 001/2020, do Governo de Criciúma, que seriam aplicadas no próximo domingo (22), foram canceladas.

O documento também recomenda a suspensão de atendimento ao público, pelas instituições bancárias, pelo prazo de sete dias.

Serviços públicos
Segundo o decreto municipal n° 390/20, as atividades e os serviços públicos não essenciais que não puderem ser realizados por meio digital ou mediante trabalho remoto ficam interrompidos até o dia 29 deste mês, estando suspensos os atendimentos externos e os serviços não essenciais da prefeitura. Os serviços públicos prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal da Assistência Social e Defesa Civil estão mantidos.

Centro de Triagem
A Prefeitura de Criciúma, via Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizará um Centro de Triagem na estrutura da antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, localizada nas proximidades do Hospital São José (HSJ). Os serviços da unidade foram transferidos para a nova UBS Centro Dr. Antônio Pazini, situada no Edifício Joacir José Milanez, na rua João Pessoa, no Centro. O Centro de Triagem deve começar a funcionar até esta quinta-feira.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Acélio Casagrande, os pacientes que apresentarem sintomas da doença poderão ser atendidos no Centro de Triagem, evitando o contagio de outras pessoas.

Central telefônica
Uma central telefônica foi disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde para repassar orientações sobre o novo coronavírus aos moradores. As pessoas que apresentarem sintomas da doença podem entrar em contato, via telefone, das 8h às 17h (ver tabela de números abaixo). O setor de Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde atenderá, de forma exclusiva, pelo telefone (48) 3445-8715 ou pelo e-mail ouvidoria.saude@criciuma.sc.gov.br.

Recomendações da Vigilância Epidemiológica/Setor de Agravos da Secretaria Municipal de Saúde:

- Primeiramente sem pânico, apesar do cenário mundial, não há casos confirmados até o momento em Criciúma. Todavia, é tempo de intensificar as medidas de prevenção e controle para combater a transmissão do vírus.

- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

- Cubra o rosto quando tossir ou espirrar (de preferência com o ombro ou o antebraço).

- Desconsidere informações divulgadas por fontes não oficiais. As fontes oficiais são: Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

- Evite aglomerações e circulação por locais com grande número de pessoas.

- Evite beijos, abraços e apertos de mão.

- Mantenha os ambientes arejados.

- Evite visitar idosos. Os idosos são a população mais vulnerável, portanto cabe protegê-los e dentro do possível utilizar os meios de comunicação.

- Ao apresentar sinais e sintomas de alerta procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Evitar idas desnecessárias aos serviços de urgência é fundamental para impedir risco maior.

Números disponíveis para orientações sobre a epidemia de Covid-19:

(48) 3445-8724 - das 8h às 17h.
(48) 3445-8514 - das 8h às 17h.
(48) 3445-8408 - das 8h às 17h.
(48) 3445-8401 - das 8h às 17h.
(48) 3445-8402 - das 9h às 15h.
(48) 3445-8403 - das 8h às 17h.
(48) 3445-8436 - das 8h às 17h.
(48) 3445-8433 - das 9h às 15h.
(48) 3445-8438 - das 9h às 15h.

Secom/Texto e foto: Jhulian Pereira 





Últimas notícias
09/04 - Economia
Caixa anuncia 6 meses de carência em novos financiamentos imobiliários
07/04 - Economia
Confira como pedir renda básica emergencial de R$ 600
07/04 - Saúde
Brasil registra 667 mortes por coronavírus e 13,7 mil casos
07/04 - Saúde
OMS alerta sobre afrouxar medidas contra coronavírus cedo demais
07/04 - Meteorologia
Previsão do tempo para Criciúma e SC
» Mais Notícias

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2020. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.