Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Santa Catarina registra transplantes inéditos de coração e rim
Saúde - 17/09/2019 - 17h59min

Santa Catarina registrou mais uma marca expressiva em relação aos transplantes. No último domingo, 15, foi realizado um procedimento inédito: o primeiros transplantes de rim e coração em um mesmo paciente no mesmo dia.

Os transplantes ocorrerma no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, numa paciente de 35 anos. Outros dois receptores que estavam internados na unidade, receberam pâncreas/rim e fígado.

O transplante cardíaco é raro. O coração tem sobrevida de quatro horas fora do corpo, o que requer rápida ação das equipes de transporte e cirurgia. As aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar/SAMU, por solicitação da SC Transplantes, efetuaram ainda na manhã deste domingo, o transporte de material possibilitando a realização do transplante. Ao todo foram 35 minutos de operação, entre a coleta do material e a entrega ao destino.

Este é o quinto transplante cardíaco realizado no Hospital Santa Isabel apenas em 2019. “No último domingo, registramos o primeiro transplante duplo de coração e rim de Santa Catarina”, comemora o coordenador estadual da SC Transplantes, Joel de Andrade. “O procedimento, realizado separadamente por duas equipes do Hospital Santa Isabel, é inédito e devolveu a saúde à paciente que aguardava na fila com problemas cardíacos e insuficiência renal”.

Andrade destaca que a cirurgia inédita mostra o avanço do estado de Santa Catarina em relação ao tema. Em 2019, a SC Transplantes completa 20 anos. “Isso mostra a maturidade do sistema estadual de transplante de órgãos no estado, que cada vez mais vem realizando procedimentos complexos para salvar a vida dos pacientes”, completa.

Fonte: Secretaria de Saúde de SC. Gabriel Silva/Comunicação HSI 





Últimas notícias
27/05 - Justiça
PGR pede suspensão de inquérito que apura divulgação de fake news
27/05 - Saúde
Coronavírus em SC: Lista com hospitais que receberão novos respiradores adquiridos pelo Governo do Estado
27/05 - Economia
Brasil perde mais de 860 mil empregos formais em abril
26/05 - Justiça
Motorista que causou acidente deve indenizar filhos da vítima em R$ 400 mil na Capital
26/05 - Polícia
Polícia recupera objetos furtados avaliados em mais de R$ 50 mil e prende receptador no sul do Estado
» Mais Notícias

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2020. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.