Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Polícia Cvil de SC participa do Novembro da Consciência Negra, em Criciúma
Geral - 30/11/2018 - 14h34min

Na última terça-feira (27), policiais civis de Criciúma participaram de roda de conversa denominada "Crimes Raciais e Agentes de Segurança Pública: diálogos para garantia de direitos". O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma em parceria com a prefeitura municipal, por meio da COPIRC (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial) e ocorreu no Salão Ouro Negro da prefeitura de Criciúma.

O evento proporcionou diálogos acerca da legislação sobre crimes raciais, abordagem e tratamento dessas leis nos procedimentos policiais e aplicação da Justiça. O professor e policial civil Marcos Canetta falou sobre a história da escravatura dos negros e a evolução do movimento negro no Brasil.

Para o delegado Antonio Marcio Campos Neves, "a gente tem que trabalhar esse tema ensinando as crianças. Ninguém nasce racista, homofóbico, preconceituoso. A criança é ensinada a ser assim e é desde a infância que precisamos explicar que não existem várias raças, somos todos seres humanos".

O evento teve como mediador o advogado Remerson Luiz Vicência, gerente de Educação e Trânsito do Departamento de Trânsito e Transporte de Criciúma, e como mestre de cerimonial a professora Lívia da Silva, presidente do COMPIRC. Como fomentadores da roda de conversa participaram o delegado de Polícia Civil Antonio Márcio Campos Neves, Corregedor sul da Polícia Civil, professor universitário e da Acadepol (Academia de Polícia de Santa Catarina), e o agente de Polícia Civil Marcos Canetta Rufino, professor universitário, ativista do Movimento Negro, além do capitão Marcelo Rodrigues, bacharel em Direito e comandante da 3ª Cia do 9º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina.

O policial civil Arilson Carlos Nazário, membro do COPIRC, afirma que a intenção do evento foi o de ampliar a discussão. “Esse é um primeiro encontro para integrar as instituições e falar sobre o racismo. Talvez possamos posteriormente evoluir para uma capacitação com a presença de mais pessoas, também dentro desse tema”, comentou.

Além da equipe da Polícia Civil de Criciúma, participaram do evento policiais militares, servidores do DEAP (Departamento de Administração Prisional) e do IGP (Instituto Geral de Perícias), membros do COMPIRC e do Movimento Negro de Criciúma.

Polícia Civil 





Últimas notícias
12/12 - Meteorologia
Previsão do tempo para Criciúma e SC
11/12 - Política
Comissão encerra sem votar Escola sem Partido e projeto é arquivado
11/12 - Mundo
Trump diz que sem muro com o México, o governo pode paralisar
08/12 - Meteorologia
Previsão do tempo para Criciúma e SC
08/12 - Meteorologia
Serra catarinense registra temperatura negativa na manhã deste sábado
» Mais Notícias

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2018. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.