Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Maio Roxo chama a atenção para as doenças inflamatórias intestinais, na praça Nereu Ramos
Saúde - 09/05/2018 - 19h56min

Pouco conhecidas e cada vez mais presentes na população, as DII ainda não têm cura, mas um diagnóstico cedo ajuda o paciente a ter uma vida normal.

Criciúma - Cada vez mais presente na sociedade e ainda sem uma causa comprovada, as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) podem ter ligação com os hábitos de alimentação e fatores imunológicos adquiridos ao longo da vida. O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, no próximo dia 19, chama a atenção para esse aumento das doenças e a importância de um diagnóstico cedo e um tratamento adequado.

De acordo com o Coloproctologista, Dr. Humberto Marten Teixeira, o número de diagnósticos aumenta a cada ano. “Existem áreas do país como o Sul e Sudeste que apresentam mais casos, alguns fatores podem ter ligação. A ocidentalização da alimentação, a grande ingestão de alimentos processados e embutidos, um saneamento básico de regular para bom, pessoas sem contato com verminoses, tudo isso remete a condições parecidas com países de primeiro mundo, onde temos alta incidência de Doença de Crohn e Retocolite”, conta.

Outro fator que pode estar ligado ao desenvolvimento da doença é a falta de contato com germes. Um paradoxo que muitas pessoas não entendem. “Isso está bem definido, países da África, por exemplo, tem muito menos casos de doenças inflamatórias intestinais do que países da Europa. Se acredita que seja devido a uma maior exposição da população a germes, que talvez façam o sistema imunológico reagir de forma adequada a esses patógenos. O intestino de pessoas com doenças inflamatórias passa a enxergar um grupo de bactérias de forma mais branda, pois nunca teve contato, ou seja, ele agride o próprio intestino, causando uma inflamação”, explica Teixeira.

Entre os principais sintomas de doenças inflamatórias intestinais estão diarreia, sangue nas fezes, anemia, dor no abdômen, perda de peso e febre. Hoje, o diagnóstico é feito por meio da colonoscopia com biópsia, além de outros exames que ajudam a especificar o tipo de doença.

Evento vai conscientizar a população
A Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina (DIISC) realizará, no próximo dia 19, na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, a partir das 9h, um evento para a conscientização da população sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais. Na tenda que será montada estarão médicos e voluntários que irão tirar as dúvidas da população.

Lucas Jorge - Assessoria de Imprensa SATC





Últimas notícias
17/10 - INTERNET
Pesquisa constata só 8% de imagens verdadeiras em grupos de WhatsApp
17/10 - Meteorologia
Previsão do tempo para Criciúma e SC
16/10 - Justiça
PF indicia Temer e mais dez em inquérito sobre Decreto dos Portos
16/10 - Geral
Fake news: Projeto que tira de Nossa Senhora o título de padroeira do Brasil
15/10 - Política
Partidos lançam frente de apoio à candidatura de Haddad
» Mais Notícias

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2018. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.